quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Nova fase

O nosso querido e amado De Pr1meira passou por um pequeno hiato para reformulação, mas a partir de agora, volta com tudo - e reforçado. Dois amigos, amantes de esporte e aspirantes a jornalistas (como eu e o Vinícius), irão reforçar o blog. São eles Mayron Brito e Maurício Martins.

Para iniciar a nossa nova fase, nada melhor do que a nova fase da Champions League. Na próxima terça-feira, em meio ao carnaval brasileiro, a maior competição entre clubes de futebol do mundo estará de volta, com o início das oitavas-de-final. E nós, do De Pr1meira, não vamos tirar o pé da dividida. Por isso, bolamos esse post a oito mãos, com os nossos palpites para a próxima fase.


Ansiosos? Vamos jogo a jogo:

Chelsea - Paris Saint-Germain

- Pedro: Muito dinheiro em campo. O PSG tem melhorado o seu elenco estrelar nos últimos anos, mas ainda não é suficiente para tirar o Chelsea de Mourinho e cia. Aposto nos Blues.
- Vinícius: Parece corriqueiro um confronto entre PSG e Chelsea pela UCL. Embora o Chelsea esteja vivendo um melhor momento, os franceses não podem ser desprezados. Ainda acho que o fator Mourinho pesará e os Blues acabarão avançando com muita dificuldade.
- Mayron: Apesar do pesado dinheiro investido nos últimos anos, o PSG ainda não conseguiu fazer uma equipe capaz de se destacar na Europa, ao contrário de seu adversário que além do dinheiro já possui uma equipe muito bem estruturada e bem comandada pelo português José Mourinho. Blues levam essa.
- Maurício: O jogo da ostentação. O confronto dos novos clubes milionários no mundo. De um lado, Diego Costa, Hazard e Fàbregas. No outro, Ibrahimovic, Lavezzi  e Cavani. O Chelsea já apresentou resultado expressivo: o título da Liga dos Campeões 2011/12. Já o PSG, desde que foi comprado em junho de 2011, conquistou “apenas” 2 títulos franceses (temporadas 2012/13 e 2013/14). No momento, o Chelsea é superior e favorito.

Manchester City - Barcelona

- Pedro: O grande jogo dessa fase. Barcelona é o grande time europeu dos últimos 10 anos, tem Messi, Neymar e Suarez voando, enquanto o City tenta, contra a equipe em que mais se espelha, finalmente passar das oitavas e justificar o investimento gigantesco dos últimos anos que rendeu "apenas" duas Premier League. Fico com a tradição dos blaugrena, apesar de crer que Yaya Toure e cia não irão vender barato essa vaga.
- Vinícius: Não será dessa vez que o City dará o ~~salto europeu~~. Os catalães contam com uma equipe cada vez mais entrosada e isso acabará fazendo diferença.
- Mayron: O confronto que mais promete para as oitavas de final. O Barça que. desde 2008, só ficou fora de uma semifinal do torneio (justamente no ano passado), e possui o ataque MSN em grande fase tentará deter os Citizens que estão sedentos pela glória europeia, porém, até aqui apesar de todo o dinheiro investido dos últimos anos, a equipe nunca conseguiu passar desta fase. Será agora? A minha aposta ainda é nos catalães, mas Agüero, Yaya, Silva e cia. são capazes de fazer o gigante cair.
- Maurício: De novo? Na última temporada, deu Barça. E nessa? Difícil definir. Leve favoritismo ao Barcelona pelo Trio Sul-americano Suarez, Messi e Neymar que, em pouco tempo de formação, vem mostrando entrosamento e pode ser o diferencial do confronto.

Bayer Leverkusen - Atletico Madrid

- Pedro: Alguns anos atrás eu apostaria cegamente nos alemães nesse confronto, porém, sob a batuta de Diego "Cholo" Simeone, o Atlético recuperou o protagonismo e tem tudo para ir longe mais uma vez na Champions.
- Vinícius: Atleti empatará fora de casa e garantirá sua vaga no Vicente Calderón.
- Mayron: Repetindo a temporada passada, os colchoneros estão brigando tanto pelo título da liga espanhola quanto pelo da UCL. A forma de jogar do time de Simeone os faz serem osso duro de roer em competições mata-mata, por isso acredito que mesmo sendo um time técnico e bem montado taticamente, o Bayer não será páreo para os atuais vice-campeões da competição.
- Maurício: O Atlético é favorito de, ao menos, chegar às semifinais da Liga dos Campeões. O time de Libertadores segue com uma campanha competente essa temporada.

Juventus - Borussia Dortmund

- Pedro: O Borussia vive um momento inimaginável para quem esteve a dois anos atrás em uma final de Champions: briga pra não cair na Bundesliga. Seu craque, Reus, renovou. Já a Juve, voa em céu de brigadeiro na Itália, mais uma vez. Apesar dos tropeços da Vecchia Signora nos últimos anos na Europa, a fase ruim do Borussia vai pesar e, na minha opinião, vai dar Juventus.
- Vinícius: De um lado temos Marco Reus. Do outro, veremos Paul Pogba. Os alemães tentam reencontrar seu melhor futebol, mas creio que a Juventus avançará graças ao talento do craque francês.
- Mayron: Esse confronto é bem peculiar. Os alemães têm tido participação significativa na Europa nos últimos anos, entretanto brigam pra não cair na Bundesliga. Já os italianos são tricampeões indiscutíveis na Serie A, porém, nunca conseguem ir muito longe na Europa. Aposto nos alemães pela fase que vivem na competição atual e pela motivação da grande volta de seu craque Marco Reus, que inclusive assinou um novo contrato longo com a equipe.
- Maurício: Qual time o Borussia levará para campo? O que luta para não cair no Campeonato Alemão ou o da campanha impecável na Liga dos Campeões? Se for o primeiro, a Juventus leva facilmente. Se for o segundo, será um grande confronto com leve favoritismo a Juve.

Schalke 04 - Real Madrid

- Pedro: Repetindo ano passado, aposto no Real Madrid atropelando nas duas partidas, mesmo vivendo uma fase ruim. O Schalke já teve times melhores e não aproveitou, não vai ser dessa vez. De novo.
- Vinícius: Por mais que esteja muito mal, o Real é um abismo melhor que os alemães e passará tranquilamente.
- Mayron: Apesar da fase ruim, o Real Madrid continua sendo super favorito a avançar nesse confronto. Os alemães devem ao menos fazer um papel mais digno na eliminatória, ao contrário do ano passado quando foram eliminados com um placar total de 9x2.
- Maurício: Não vejo Real Madrid tendo dificuldades contra o Schalke 04, assim como na última Champions. Porém, “04” remetem a pior derrota dos últimos anos do Real. O 4 a 0 no clássico de Madrid contra o Atlético. Será que serve de inspiração aos alemães?

Shakhtar Donetsk - Bayern München

- Pedro: O Shakhtar tem o artilheiro do campeonato, fez uma boa primeira fase, mas seus brasileiros não vão ser páreos para a força do Bayern. A equipe de Pep Guardiola deve atropelar.
- Vinícius: Passeio alemão. (Nota do Pedroca: Vini sucinto)
- Mayron: Em outro confronto que deve ser desequilibrado, os bávaros devem passar com tranquilidade pelos bras...ops, ucranianos do Shakhtar, que apesar de terem feito uma boa primeira fase não possuem ainda calibre para derrubar o time de Guardiola.
- Maurício: Gol da Alemanha! E muitos. O Bayern é bastante favorito. Não só por ter o melhor time no confronto, mas é bom lembrar a crise política em que a Ucrânia vive. Uma das cidades mais afetadas no conflito interno é Donetsk. Tanto que o Shakthar migrou suas instalações para Kiev e manda seus jogos em Lviv. Aposto em um 7 a 1 para o Bayern no agregado pela zueira.

Arsenal - Monaco

- Pedro: O Monaco teve muito dinheiro, gastou mal, o dono resolveu investir em jovens e o resultado é um elenco esquisito. O Arsenal é favorito, mas possui o fator "Arsenal" pesando contra. Mesmo assim, fico com os Gunners.
- Vinícius: É a cara do Arsenal ser eliminado com gol do Matheus Carvalho, mas dessa vez os Gunners não pipocarão e seguirão adiante na competição.
- Mayron: Finalmente não é o Barcelona, então dessa vez o Arsenal passa. Mais ou menos. Apesar de o Monaco possuir um time bem irregular, mesmo com tanto dinheiro gasto, estamos falando do Arsenal do outro lado. Os Gunners são favoritos, é claro, mas o time de Wenger tem pregado muitas peças em seus torcedores ultimamente. Vamos esperar pra ver.
- Maurício: O Arsenal é aquela questão: o Gigante Pequeno da Inglaterra. Tem um grande time que se apequena nas decisões. É favorito, mas é o Arsenal.

Basel - Porto

- Pedro: Um dos confrontos mais equilibrados dessa fase e promete trazer para o público dois jogos muito legais. O Porto decide em casa, mas o Basel é a minha aposta de surpresa nessa fase.
- Vinícius: Se o Porto conta com seu artilheiro Jackson Martínez em grande fase, do outro o Basel conta com... Roger Federer! Sim, o Deus do tênis é torcedor da equipe da Basileia. Aposto no Porto avançando, com certa dificuldade.
- Mayron: A cada ano que passa, o Basel vem surpreendendo cada vez mais na competição e acho que esse ano não será diferente. Acredito que a força do artilheiro Jackson Martínez não será suficiente para fazer o Porto passar pelos suíços, em um confronto que promete ser o mais equilibrado desta fase.
- Maurício: Jogo nivelado por baixo.  O futebol Português já teve seus tempos de potência. Com muita sorte, o Porto (campeão da Champions em 2004) belisca uma vaga nas semifinais. O Basel vem escalando aos poucos a montanha das potências europeias. Na Liga dos Campeões 2011/12, foi o primeiro time suíço a alcançar o mata-mata da competição. Em 2013/14, foi o primeiro clube do país a disputar as semifinais da Liga Europa. Acredito em um jogo disputado e emocionante com vantagem para o Porto.

Bom amigos, terminamos assim. Fiquem atentos que essa nova fase do De Pr1meiras está recheada de novidades. Nos siga no twitter e curta nossa página no facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário