segunda-feira, 1 de junho de 2015

NBA Finals: Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers

E chegamos as finais da NBA. Infelizmente após playoffs decepcionantes, em que as lesões apareceram demais e atrapalharam o desempenho dos times. E agora restaram apenas duas equipes: Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers, que começarão a disputar a grande final na próxima quinta-feira. De um lado, o melhor jogador do planeta, LeBron James. Do outro, a sensação do momento, Stephen Curry, que pode ser considerado um dos melhores, se não o melhor arremessador da história. Porém, apesar deste ser o duelo principal, essa série promete muito por conta de outros nomes também.
Para começar, ambos os treinadores são rookies e já conseguiram atingir a final da NBA em suas temporadas de estreias, algo inédito na história da liga. Enquanto Steve Kerr fez uma campanha devastadora com o Warriors ao longo da temporada, David Blatt teve alguns percalços com o Cleveland Cavaliers, mas viu sua equipe avançar até a decisão da NBA com ao vencer com autoridade a fraca Conferência Leste.
 O Golden State Warriors só teve alguma dificuldade contra a equipe do Memphis Grizzlies, na semifinal do Oeste, em uma série em que chegou a estar atrás no placar logo em seu início. No entanto, Curry e Klay Thompson recuperaram seu jogo e classificaram a equipe, que depois atropelou o Houston Rockets na final do Oeste. Na primeira rodada o time de Kerr passou a vassoura no New Orleans Pelicans.
Já o Cavs sobrou no Leste, e uma das causas para isso, por mais incrível e estranho que pareça, foi uma lesão. Todos sabemos da qualidade de Kevin Love, mas a saída dele do time fez com que o garrafão ficasse ainda mais forte com a subida de produção de Tristan Thompson, que tem sido um monstro nos rebotes, principalmente os ofensivos. Aliás, boa parte das chances de título do time de Ohio passam por TT, que pode ser a chave contra a forte defesa na área pintada do GSW, formada por Andrew Bogut e o excelente Draymond Green.
Já LeBron James resolveu aparecer nos playoffs. Dono da bola e do time, o astro tem médias absurdas na pós-temporada, beirando o triplo-duplo, e vem conseguindo pulverizar recordes até de Michael Jordan, o maior jogador de basquete da história. Esta é a quinta final consecutiva de LeBron, que tem um recorde de 2-3 nas decisões da NBA.
Quem também pode ser chave na série é Klay Thompson, que ainda se recupera de uma concussão, mas deve estar apto para a disputa do jogo 1 das finais da NBA. Klay ainda segue apagado nos playoffs, mas tem tudo para fazer um duelo espetacular de ala-armadores com Jr. Smith, que vem vivendo aquele que pode ser considerado seu melhor momento na carreira.
Um fator que pode ser decisivo para o Cavs é a saúde de Kyrie Irving. Após se machucar durante os playoffs, seu armador titular está pronto para os jogos segundo David Blatt, mas ainda sem estar 100% fisicamente, algo que pode fazer a diferença, principalmente quando seu adversário é Stephen Curry.
E por falar em Curry,.. O MVP da temporada vez fazendo playoffs espetaculares. Porém, agora terá a duríssima missão de se criar diante do melhor jogador do planeta. Iman Shumpert deverá ter a complicada missão de marcar Curry, mas não será raro vermos LeBron indo ao encontro do armador do Warriors.
Deixo aqui um gráfico muito interessante, que mostra o aproveitamento de LeBron James e Stephen Curry durante a pós-temporada. Você se assustou com os 92,3% de Stephen Curry do corner esquerdo, não é? Pode assumir, pois eu também me assustei.
                 Minha mãe do céu, Stephen Curry... 92, 3%? (Créditos: NBA.COM)

Algo extremamente legal é que pelo segundo ano consecutivo veremos um brasileiro conquistando um anel de campeão. Se em 2014 Tiago Splitter foi campeão pelo San Antonio Spurs, nesta temporada Leandrinho tem papel importante na segunda unidade do Golden State Warriors, enquanto Anderson Varejão, lesionado, não tem conseguido entrar em quadra pelo Cleveland Cavaliers.
Muito mais que Curry x LeBron, as finais da NBA reservam outros ótimos duelos. Tudo isso poderá ser acompanhado a partir da próxima quinta-feira, com transmissões exclusivas da ESPN.
Bom, mas seria injusto encerrar este texto sem enviar meu palpite. Então... Cavs em 7!


    Que comecem os jogos! (Créditos: NBA)

Calendário:

Jogo 1, 4/6, 22h, Warriors Jogo 2, 7/6, 21h, Warriors Jogo 3, 9/6, 22h, Cavaliers Jogo 4, 11/6, 22h, Cavaliers
Jogo 5*, 14/6, 21h, Warriors Jogo 6*, 16/6, 22h, Cavaliers Jogo 7*, 19/6, 22h, Warriors *Se necessário

Nenhum comentário:

Postar um comentário