domingo, 20 de julho de 2014

Cruzeiro vence fora de casa e se consolida como principal favorito ao título brasileiro

  Após a 11ª rodada do Brasileirão, o panorama que se desenha é o mesmo do ano passado: um Cruzeiro que consegue pontuar bem seja dentro ou fora de casa. O time, que conta com praticamente a mesma base do ano passado e se reforçou bem, venceu o Palmeiras no Pacaembu por 2 a 1 e se isolou na liderança da competição com 25 pontos ganhos, cinco a mais que o Corinthians, segundo colocado.
  Com um começo de jogo arrasador, os atuais campeões brasileiros abriram 2 a 0 em 10 minutos de jogo com Goulart e Manoel, mas depois disso se preocuparam apenas em administrar o resultado e viram o Alviverde diminuir com Tóbio. Dali em diante o Palmeiras ainda conseguiu criar algumas oportunidades e fez até por merecer, mas parou nas mãos de Fábio. Aliás, preocupante a situação da equipe paulista, que ao contrário do que diz seu hino, não tem mais nada de imponente e se coloca cada vez mais como um dos candidatos ao rebaixamento (e no ano de seu centenário). Já o Cruzeiro recebe o fraco Figueirense na próxima rodada e tem a oportunidade de melhorar ainda mais.
  Já o vice-líder Corinthians teve a oportunidade de se aproximar do Cruzeiro, mas se contentou com um empatezinho maroto contra o Vitória, no Barradão. Choveram críticas ao treinador Mano Menezes, que manteve uma postura cautelosa e abdicou da ofensividade contra uma equipe da zona de rebaixamento, desperdiçando assim a chance de encostar na liderança. Penso que o Corinthians tem força para incomodar o Cruzeiro, mas peca por ter um treinador mais fraco do que sua equipe merece. 
  O Fluminense sofreu, mas conseguiu uma vitória magra e importantíssima contra o Santos, em Volta Redonda. O golaço da vitória foi marcado por Darío Conca, que vinha fazendo uma partida horrorosa, mas que como o bom craque que é, decidiu em apenas um lance. O Flu não obteve novamente sucesso com sua formação mais técnica no meio e penso eu que o técnico Cristóvão deveria mudá-la para o final de semana que vem, quando sua equipe tem um jogo complicadíssimo contra o CAP, fora de casa. O time roda a bola com qualidade, mas não tem compactação e os jogadores ficam muito distantes uns dos outros. Falta velocidade na frente (Sóbis não é esse jogador pra receber a bola e penetrar na defesa adversária). No próximo confronto, se tiver Diguinho a sua disposição, acho que o treinador tricolor deveria vir com o mesmo e colocar Wagner no banco de reservas, adiantando Cícero para a posição de terceiro homem de meio-campo, local onde ele rende muito melhor do que como segundo volante, onde é apenas um quebra-galho. O Flu não tem elenco para ser campeão, mas tem totais condições de buscar uma vaga na Libertadores.
  Já o Atlético Paranaense, que segue VOANDO e invicto após a Copa do Mundo, venceu mais um jogo, dessa vez contra o Criciúma, por 2 a 0, gols de Marcelo e Douglas Coutinho. A equipe, que segue em franca evolução após a chegada de Doriva, tem tudo para fazer o jogo da rodada contra o Fluminense semana que vem. Pena que a partida ocorrerá com portões fechados, já que o CAP ainda paga punição pela confusão do jogo contra o Vasco no ano passado.
  O destaque da rodada foi a humilhante goleada do Internacional, que aplicou impiedosos 4 a 0 no Flamengo, que só não cai mais por não ter como. O time de Abel Braga praticou um futebol vistoso, com um toque de bola envolvente, e usou e abusou do já famoso 'tiki-taka' em diversos momentos da partida, fazendo com que o placar fosse até menor do que o merecido. Destaque para o golaço de Fabrício após um passe magistral de D'alessandro. Já o Flamengo.. .Bem, o Mengão vê jogadores sem sangue vestirem seu manto. Além disso, o time é pessimamente escalado por Ney Franco, que tenta fazer uma troca constante de posições, mas escala os jogadores fora de suas características (todo mundo sabe que o Léo Moura nunca rendeu bem no meio, mas Ney insiste). Chama a atenção também o péssimo ambiente que vive o clube. Após a derrota para o Inter, André Santos foi agradido por torcedores na saída do Beira-Rio (típico caso de clube rebaixado). E devemos levar também em consideração o péssimo retrospecto do Flamengo no sul, onde é sempre ESTUPRADO. Ou muda, ou a bravata de 'time grande não cai' vai por água abaixo também com o clube carioca.
  No jogo que 'ninguém liga' da rodada, Goiás e Sport empataram em 0 a 0. Não posso falar muito pois não vi a partida, mas já imaginava um empatezinho arrastado, tanto que apostei nisso.
  Nos jogos de sábado, o Grêmio conseguiu uma boa vitória sobre o HORROROSO Figueirense por 1 a 0, no Orlando Scarpelli; o São Paulo PAÇOCOU contra a Chapecoense e foi derrotado de forma simples em um Morumbi com mais de 40 mil; o Botafogo respirou aliviado após vencer o Coritiba, com gol de Bolatti; e o Galo empatou em casa com o Bahia. 
  A nossa querida arbitragem continuou sendo problema no campeonato, pois ao menos três lances absurdos foram erradamente interpretados neste fim de semana. O Cruzeiro não teve assinalado um penal claríssimo a seu favor contra o Palmeiras, o Botafogo teve uma penalidade MANDRAKE marcada a seu favor, e o Fluminense foi NOVAMENTE prejudicado pela arbitragem, ao ver Cícero ter um gol erradamente anulado, quando não houve absolutamente nada no lance. Esta é a terceira vez que o Flu é prejudicado na competição. Antes, já havia sido operado contra Internacional e Criciúma.
  Que venha a 12ª rodada!